James Cook um dos grandes navegadores

As Viagens de James Cook



O muro da Antártida é o círculo de gelo que contém os oceanos. Antártida não é um continente. Nenhum navio pode "navegar até cair no abismo" porque não existe abismo pra onde cair. Acima do muro, o gelo se extende até a parede do Firmamento.

Em 1773 Capitão Cook tornou-se o primeiro explorador moderno conhecido por ter alcançado o muro de gelo.


Livro sobre as viagens de James Cook (The Voyages of Captain James Cook) Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Cook#/media/File:Captainjamescookportrait.jpg


Durante três viagens, com duração de três anos e oito dias, o Capitão Cook e sua tripulação navegou um total de 96.560km ao longo da costa da Antártida e jamais encontrou uma entrada ou caminho através ou além da enorme parede glacial.

Capitão Cook escreveu: "O gelo estendeu leste e oeste muito além do alcance de nossa vista, enquanto a metade sul do horizonte estava iluminado por raios de luz que se refletiram a partir do gelo a uma altura considerável.

É verdade que foi a minha opinião de que esse gelo se estende muito para o pólo, ou talvez se junta algumas terras para as quais tenha sido fixada desde a criação".

Em 05 de outubro de 1839 um outro explorador, James Clark Ross começou uma série de viagens da Antártida com uma duração total de 4 anos e 5 meses. Ross e sua tripulação navegaram dois navios de guerra fortemente armados milhares de milhas, perdendo muitos homens entre furacões e icebergs, à procura de um ponto de entrada para além da parede glacial do sul.

No primeiro confronto com a barreira enorme, Capitão Ross escreveu sobre o muro "que se estende desde seu ponto extremo oriental, tanto quanto o olho podia observar ao leste. Ele apresentava uma aparência extraordinária, aumentando gradualmente de altura conforme chegamos mais perto dele, e provando longamente para ser um penhasco perpendicular de gelo, entre 150 pés [45 metros] e 200 pés [60 metros] acima do nível do mar, perfeitamente plano e nível no topo, e sem quaisquer fissuras ou promontórios em sua face, mesmo em direção ao mar.

Podemos com igual chance de sucesso tentar navegar através dos penhascos de Dover, como para penetrar um tal de massa." Além disso, suas muitas descobertas importantes inclui a localização do Pólo Norte Magnético.

Andrea Barnes, outra exploradora venturou para dentro do muro da Antártida em 1961 e supostamente tirou fotos da parede do Firmamento, mas ela nunca mais foi encontrada. Apenas sua moto de neve, algumas folhas de seu diário e sua câmera foi localizada aberta e o filme exposto, queimando todas as exposições.

Jeremias 5:21-22 "Ouçam, ó povo louco e insensato — vocês que têm olhos, e não veêm nada, que têm ouvidos, e não ouvem nada — será que também não me têm respeito nenhum?, pergunta o Senhor Deus. Como pode ser que vocês nem sequer tremem na minha presença? Fui eu quem estabeleceu os limites do mar, com leis perpétuas, de forma que os oceanos, por muito que rujam e que se agitem, nunca ultrapassam essa barreira. Um tal Deus não será ele digno de ser temido e adorado?"

Jó 38:8-11 "Quem represou o mar pondo-lhe portas, quando ele irrompeu do ventre materno, quando o vesti de nuvens e em densas trevas o envolvi, quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras, quando eu lhe disse: Até aqui você pode vir, além deste ponto não; aqui faço parar suas ondas orgulhosas?"

Bibliografia:


Voyages round the world https://g.co/kgs/6AaSzf

Comentários

  1. Boa tarde, quando leio trabalhos como este, me pergunto: Quantas maravilhas desconhecidas ainda temos para descobrir na imensidão das águas que nos cercam?

    Parabéns, ótima postagem, muito reflexiva!

    Um abraço fraternal de Construindo História Hoje!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e dinâmico na leitura. Trabalho perfeito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como os animais que vivem em água doce sobreviveram ao dilúvio?

A Hipótese Sapir-Whorf

Designer inteligente